Projeto Mezuzá

 

    Fornecemos Mezuzot para famílias e fazemos questão de visitar cada família para a colocação das mesmas explicando a importância e necessidade de ter uma Mezuzá em cada porta de um lar judaico.

 

 

Projeto Tefilim

 

 

    Fornecemos Tefilin para aqueles que necessitam. A pessoa presenteada deverá preencher um formulário se comprometen- do a usá-lo periodicamente.

 

 

 

 

Sucá Móvel

 

 

    Em Sucot, todo ano, além da Sucá com um tema diferente, construímos também uma Sucá-Móvel que vai até as pessoas que não podem ou que não tiveram a oportunidade de sentar na Sucá e fazer a Brachá das quatro espécies. A Sucá-Móvel passeia pela cidade lembrando que estamos na festa de Sucot. Você poderá encontrá-la no Clube A Hebraica, nas escolas ou até andando pelas ruas da cidade.

 

 

 

 

Seder de Pessach

 

 

    Desde 2006 o Centro começou a organizar Seder de Pessach Coletivo. No ano de 2009 e 2010 participaram por volta de 250 pessoas.
O Seder é dirigido pelo Rab. Noach e Rab. Aron. Um Seder dinâmico onde todos se envolvem, principalmente as crianças. Uma noite inesquecível e muito especial para todos.

 

 

 

    Um Buffet profissional é contratado garantindo todo o conforto que merecemos nesta noite. Monitores são contratados para recreação com as crianças.

 

 

Projetos Assistenciais

 

 

    O Centro trabalha com pessoas de todas as classes econômicas, portanto existem famílias que necessitam de apoio para participar das atividades básicas de lazer e necessidades básicas da própria família.

 

 

 

Por isso foi fundado:

 

- Bolsa férias 

- Atividades gratuitas

 

- Bolsa Passeios 

- Bolsa Viagens

 

- Cursos gratuitos

 

- Doação de Tefilin

 

- Doação de Mezuzot

 

- Trasporte para levar as crianças

 

- Kupat chalav

 
Precisamos de sua ajuda para poder continuar com esses projetos assistenciais.

 

 

Visitas a domicílios

 

 

    O Rabino Noach e equipe costumam visitar as famílias que frequentam o Centro para manter um relacionamento mais íntimo e conhecer melhor os pais e familiares das nossas crianças. Nestas visitam o Rabino aproveita para orientar a família ou até para colocar uma Mezuzá e claro conversar bastante.

 

 

 

Kit de Bedikat Chametz (verificação do Chametz)

 

 

    Na noite da véspera de Pessach costumamos verificar o Chametz de nossas casas. O Centro Novo Horizonte distribui todo ano um Kit de Bedikat Chametz por família de escolas judaicas, clubes e outras instituições, possibilitando as pessoas de cumprir esta importante Mitzvá.

 

O Kit contém:

- Folheto explicativo

 

- 10 pedaços de Chametz embrulhados

 

- 1 pena

 

- 1 vela

 

- 1 pazinha de madeira

- 1 sacola.

 

 

Kit de Chanucá

 

    O Centro Novo Horizonte distribui Kits de Chanucá todo ano para as escolas, clubes e entidades judaicas, o Kit inclui: Folheto explicativo da festa, Velas, Chanukiá, Sevivon, Chanucá Guelt. 

 

Letra no Sefer Torá

 

    A Torá é o presente mais precioso e sagrado que o povo judeu recebeu de D’us. Durante milhares de anos, estudamos e vivemos de acordo com as leis que estão nesse livro. A Torá que vemos hoje é escrita exatamente do mesmo jeito que Moshe Rabeinu, ou Moises, escreveu pela primeira vez.

 

 

 

    Cada livro da Torá ou rolo tem 304.805 letras que são escritas em uma folha de pergaminho com a ponta de uma pena e uma tinta especial por um escriba devoto. Leva muito tempo até ficar pronto pois cada letra deve ser escrita perfeitamente. Por recomendação do Rebe de Lubavitch, Rabi Menachem M. Schneerson, rolos especiais de Torá estão sendo escritos na cidade velha de Jerusalém, com exclusividade para meninos com menos de 13 anos e meninas com menos de 12 anos. Aproximadamente um milhão e meio de crianças já compraram letras nesses rolos de Torá. Você também pode comprar uma letra e se juntar com as crianças do mundo inteiro que estão participando nesse projeto especial. Isso vai trazer bênçãos para você e para todo o povo judeu.

 

O escriba escreverá uma letra na Torá especialmente para você!

 

Informação importante

 

1. Apenas os meninos com menos de 13 anos e meninas com menos de 12 anos podem comprar uma letra nesse Sefer Torá.

 

2. Cada criança poderá comprar apenas uma letra.

 

3. Cada letra custa o equivalente a um dólar americano.

 

4. É preferível que você pague sua letra com seu próprio dinheiro. Se você não tiver todo o dinheiro pode pagar em parcelas.

 

 

5. Os pais podem comprar letras para crianças pequenas, mesmo para recém nascidos.

 

 

6. Em certos casos, alguma outra pessoa pode comprar a letra para as crianças que não puderem comprar sozinhas.

 

Como comprar sua letra  

 

Carta: Preencha o formulário do lado oposto e envie com um cheque ou com informações de cartão de crédito para:
Use um formulário por criança ou copie os dados em um papel comum.
Você receberá um lindo certificado personalizado de Israel, a terra sagrada, contendo o trecho da Torá onde a "sua" letra foi escrita.

Para fazer o download do formulário: Clique aqui

Passeios

 

Diversos passeios são organizados para todas as faixas etárias. São momentos descontraídos e bem divertidos. Segue alguns de nossos passeios:  

 

Esportes radicais, cavalgadas, rapel, tirolesa, rafting, sledding, canoagem, trilhas, arvorismo, circuito radical, ski, snow board, patinação no gelo, kart, paintball, boliche, skate e uma infinidade de outras atividades incríveis estão no roteiro.  

 

Editora

O Centro já virou editora. Publicamos dois livros de culinária:

 

“Pessach com Pessy”.

 

“Receitas para Rosh Hashaná”.

 

    Esses livros contêm as receitas ensinadas nos cursos de culinária da Morá Pessy e outros que podem ser usadas em outras ocasiões do ano.

 

    Durante o ano, além da publicação semanal da Parashá via email, publicamos vários folhetos e almanaques judaicos sobre as festas e costumes como:

 

“Almanaque de férias”

 

“A história de Purim” - para pintar e colorir entre outros.

 

    Estamos elaborando um livro didático com os conceitos básicos para todas as idades, que também será usado para algumas atividades do centro.

 

Distribuição de Matzá Shemura

    Distribuimos Matzá Shemura (Matzá redonda feita à mão), para mais de 8.000 pessoas dentro do território nacional na véspera de Pessach. Incluindo escolas, clubes e outras instituições judaicas.

 

Pré Festas Judaicas

    Antes ou no decorrer de cada festividade judaica organizamos uma enorme festa. São várias atividades: jogos, brincadeiras, brinquedos, futebol de sabão, piscina de bolinhas e diversas outras atrações que sempre estão relacionadas ao tema da festa. As crianças aprendem brincando e sempre temos uma surpresa nova, todos se divertem muito e encontram muitas outras pessoas.

 

    O Centro já ficou famoso por estas festas. No ano de 2008 em Chanucá fechamos uma pista de patinação no gelo, participaram por volta de 2.500 pessoas da comunidade, confira o video. Purim aconteceu na nossa sede onde a cada hora a Meguilat Esther foi lida, passaram por nossa casa por volta de 2.000 pessoas.

 

Durante o ano ocorrem eventos de:

 

- Pré-Rosh Hashaná

 

- Pré-Sucot

 

- Pré-Simchat Torá

 

- Pré-Chánuca

 

- Pré-Tu Beshvat

 

- Pré-Purim

 

- Pré-Pessach

 

- Pré-Lag Baomer

 

- Pré-Shavuot  

 

Brit Avraham

    Brit Avraham – o dia de ser incluído no pacto do nosso patriarca Abrahão – é um projeto direcionado àqueles que, por diferentes razões, ainda não fizeram a cerimônia do Brit Milá.   

 

Almoços Empresariais para executivos

    Os almoços empresariais promovidos pelo Centro Novo Horizonte são feitos em um ambiente descontraído, na companhia de amigos com uma conversa informal e uma refeição feita com muito cuidado e carinho.

 


Jogos Educacionais

 

 

    Percebemos a falta de jogos educacionais judaicos, então resolvemos abraçar essa causa lançando vários jogos como:

 

- O jogo de Pessach “Pense e Responda”

 

- “O Calendário Judaico”

 

- “Jogo de memória das festas do ano” entre outros.

 

    Os jogos são distribuídos para as crianças de todo território nacional. No último lançamento, foram distribuídos 10.000 jogos. Já estamos preparando novas surpresas!